23.11.10

Hacker faz MS Kinect funcionar sem Xbox

Open Kinect: a Adafruit quer drivers de código aberto para o sensor da Microsoft

O hacker americano AlexP diz ter desbloqueado várias funções do Kinect, o sensor da Microsoft que permite controlar jogos no Xbox usando o próprio corpo.

A façanha está documentada em vários vídeos publicados no YouTube e no site do grupo NUI, do qual faz parte AlexP. Num deles, o hacker usa o computador para alterar a inclinação do Kinect. Outro vídeo mostra o Kinect enviando, ao PC, informações sobre cores e distâncias dos objetos monitorados por ele. Os vídeos apareceram alguns dias depois de a empresa Adafruit ter oferecido uma recompensa para quem conseguisse criar drivers de código aberto para o Kinect. Isso abriria o caminho para outros equipamentos, além do Xbox, interagirem com o sensor. Seria algo parecido com o que aconteceu como o controlador do Wii, da Nintendo, que passou a ser usado para uma variedade de aplicações além dos jogos.

Open Kinect logo

O sistema da Microsoft é um avançado sensor 3D capaz de reconhecer formas e medir profundidades. Câmeras com esse objetivo, usadas em robôs, custam vários milhares de dólares nos Estados Unidos. Se for hackeado, o Kinect, que é vendido lá por 150 dólares, poderá ser adaptado para uso em robôs, poupando bastante dinheiro aos seus construtores. Foi com esse objetivo que a Adafruit – que vende componentes para a construção caseira de equipamentos eletrônicos – criou o projeto Open Kinect. É um concurso com regras simples: quem desenvolver drivers capazes de controlar o Kinect e liberar o código fonte leva a recompensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...